Quem inventou o D’Pad?

Quem nasceu entre 1980 e 1990 provavelmente cresceu jogando em um D’Pad. Ou como queira, direcional. Ou controle digital. Foram tantos nomes dados em diferentes regiões do Brasil que fica difícil bater o martelo no nome brasileiro oficial pra isso.

Provavelmente você não saiba, mas foi a Nintendo que inventou o nosso querido D’Pad em 1982. Antes dele, só era possível jogar no tradicional joystick encontrado nos arcades e no Atari 2600.

A história nos mostrou que a evolução só vem quando problemas aparecem. E o nome desse problema era Donkey Kong da série Game & Watch.

Ilustração publicitária de Donkey Kong para Game & Watch

Gunpei Yokoi, um engenheiro da Big N e criador do Game & Watch, resolveu fazer um port de um dos maiores sucessos da companhia para a série de mini-games. O problema é que Donkey Kong, no original, tinha movimentos horizontais e verticais. E todos os jogos para Game & Watch até então, só tinham movimentos laterais, o que era muito fácil de resolver com um botão de cada lado do hardware.

Gunpei Yokoi

Gunpei reuniu sua equipe de engenheiros para achar uma solução para dois problemas: movimentar o personagem em quatro direções e fechar o mini-game que contava com duas telas (como no Nintendo DS). Algumas alternativas vieram, entre elas, um mini joystick que era muito frágil e quatro botões direcionais que não eram muito práticos.

Foi aí que surgiu o Diretional Pad. Em uma única peça em formato de cruz e com uma bola na parte inferior central que servia como eixo. Ele era muito melhor do que seus precursores, por várias razões, mas a mais marcante era a questão de experiência durante o game. Agora não era mais necessário ficar olhando pra baixo e conferir se você estava apertando o botão certo. Era tudo uma questão de tato e concentração no jogo. Yokoi batizou sua invenção de “Plus Controller“, por seu formato característico.

Imagem da patente do D’pad

A invenção do D’pad foi um divisor de águas para a indústria dos videogames, mas nem a Nintendo e muito menos Gunpei se deram por conta. Tanto é que só foram registrar uma patente sobre sua criação em 5 de agosto de 1983. Um anos depois.

O console que realmente popularizou o novo sistema de controle, foi o Famicom e o Nintendo Entertainment System (ambos Nintendo). Um no japão e outro na América.

NES e seu controle com D’pad
FAMICOM com o D’pad

Em seguida outros fabricantes como a Sega e a Sony criaram seus controles com o D’Pad. Obviamente com pequenas variações para não sofrer problemas judiciais da Nintendo, que já é famosa por processar implacavelmente aqueles que ousam chegar perto de suas propriedades intelectuais.

Então lembre-se toda vez que for jogar seu Playstation ou X-Box, que o direcional digital que está ali, é obra da Nintendo e de seu grande engenheiro Gunpei Yokoi.

Post source : Vídeo Referência do Game Historian

About The Author

Amo videogames, natureza, animais e comida.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *