Pac-Man

Muitos conhecem este jogo por seu nome popular aqui no Brasil, Come-Come. Mas na realidade seu nome original é Pac-man e por incrível que possa parecer, ele não surgiu no Atari 2600.

O início

Pac-Man foi lançado no início dos anos 1980 para os arcades, onde naquela época, reinavam jogos de tiro como Space Invaders. Era preciso inovar, pois o gênero de tiro já estava saturado de jogos semelhantes, e os donos de casas de fliperamas precisavam que a garotada comprasse mais fichas.

A resposta veio de um jovem programador da Midway que havia lançado jogos pouco expressivos como Gee Bee (1978) e Cutie Q(1979). O jovem Toru Iwatani, de apenas 25 anos, lançaria um dos jogos de maior sucesso da história dos videogames.

“Todos os jogos disponíveis na época eram do tipo violento. Jogos de guerra e no estilo de Space Invaders. Não existiam jogos que todos pudessem apreciar, especialmente as mulheres. Eu queria criar um jogo cômico que as mulheres também se divertissem.” Iwatani em 1986.

Sucesso

Por ser o diferentão entre os outros jogos de fliper, Pac-Man vendeu incríveis 400.000 máquinas e rendeu uma receita de aproximadamente US$ 3.500,000,000. Todos queriam ter uma máquina de Pac-Man em sua loja. Era garantia de dinheiro!

É o jogo mais bem sucedido da história dos fliperamas. Na frente de gigantes como Street Fighter II, Space Invaders e Asteroids! Até hoje a franquia vende através de produtos licenciados e versões modernas como o excelente Pac-Man Championship Edition.

The Best Score

A criançada se amontoava pra ver quem bateria o recorde da máquina. O jogo permitia colocar três letras para marcar seu território após o final da partida. E nos EUA surgiu um moleque em especial que era o melhor, seu nome era Billy Mitchell.

Billy usava “USA” como sua marca registrada nas telas de pontuação de Pac-Man e foi o primeiro jogador a conseguir fazer uma partida perfeita. Foram 3.336.360 pontos em 6 horas de jogatina.

Mitchell também era reconhecido por ser o detentor do recorde em Donkey Kong, mas devido à falta de provas de que ele não usou um emulador para atingir o escore, a Twin Galaxies retirou seu recorde do site oficial.

Curiosidades

  • O personagem foi inspirado em uma pizza.
  • Foi o primeiro jogo a ter uma cut-scene.
  • Iwatani não ficou rico. Ele era apenas um funcionário e não tinha participação nos lucros.
  • Pac-Man não tem final.
  • Para celebrar os 30 anos do jogo, o Google fez um doodle jogável em 2010.
  • Os fantasmas Blinky (Previsível), Pinky (Previsível), Inky (Faz emboscadas) e Clyde (Aleatório) são os inimigos do jogo.
  • Originalmente o jogo se chamava Puck-Man
  • Em 2012 Dave Race conseguiu fazer o mesmo jogo perfeito de Billy Mitchell no tempo de 3:33:12.

 

About The Author

Amo videogames, natureza, animais e comida.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *